A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 6 direitos fundamentais de aprendizagem na educação infantil, focada em bebês e crianças de 0 a 5 anos. O objetivo deles é que, através de interações, brincadeiras e experiências, as crianças possam desenvolver o conhecimento, aprendizados e senso social durante a vida escolar.
O documento apoia a ideia de que a aprendizagem deve ser aplicada de forma mais ativa na vida das crianças, principalmente nos anos iniciais, estabelecendo desafios próprios para cada idade, que provoquem a curiosidade e o desejo de resolvê-las.
6 Direitos de aprendizagem na Educação Infantil:
1. Conviver
Os profissionais da educação devem incentivar o trabalho em equipe entre os alunos, promovendo o olhar para o próximo através da empatia, o respeito pelas culturas e diferenças de cada um.
2. Brincar
É direito de toda criança brincar. Através das brincadeiras os alunos conseguem desenvolver a criatividade, sensibilidade, emoções e autoconhecimento. Com apenas dois bonecos o aluno pode contar uma história inteira, com começo, meio e fim (e detalhes).
3. Participar
Em alguns momentos é importante deixar a criança participar de forma mais ativa em algumas decisões no ambiente escolar. Qual vai ser a brincadeira da semana, os materiais que ela gostaria de usar… Esses exercícios ajudam o aluno a exercer o senso crítico e a autonomia em tomar decisões.
4. Explorar
Dentro ou fora da sala de aula devemos incentivar a curiosidade das crianças através dos sentidos, cores, superfícies e sensações. Promover o contato com a natureza e objetos contribui para um conhecimento mais amplo e imersivo.
5. Expressar
A criança deve ser livre para se expressar das mais diversas formas e diferentes linguagens. Seja pela fala, pela escrita, desenho ou brincadeira. Dessa forma, o aluno começa a ter consciência e entendimento da importância dos seus sentimentos, opiniões e questionamentos.
6. Autoconhecimento
O autoconhecimento é importante para descobrirmos nossa identidade social, gostos, opiniões. Mas isso não é uma tarefa fácil. Questionar, pensar, observar… são ações que demoram um tempo para serem construídas no nosso interior, por isso precisamos ter esse incentivo desde criança, sem julgamentos e compreensão.
*Informações: Nova Escola.
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